– As funcionárias serão testadas ao Covid-19 hoje, dia 16 de maio. A Instituição só reabrirá caso os resultados dos testes sejam conhecidos até ao final do próximo domingo, dia 17 de maio, o que esperamos venha a acontecer. Se tal não se verificar, entraremos em contacto, no domingo, com os encarregados de educação que sinalizaram as presenças dos seus educandos, informando-os da não reabertura.
– A Instituição possui um Plano de Contingência, desde 06 de março, já do vosso conhecimento. Foi atualizado a 15 de maio de 2020 e publicá-lo-emos brevemente.
– Criámos uma área de isolamento, devidamente equipada, e circuitos necessários para um ocasional caso suspeito entrar e sair da área de isolamento.
– Todas as áreas da Instituição estão equipadas com solução à base de álcool para desinfeção das mãos.
– Sempre que possível, os grupos serão divididos mediante o número de crianças e organizados em salas fixas.
– Maximizaremos, sempre que possível, o distanciamento físico entre crianças, com a criação de atividades, de forma a proporcionar o melhor para a criança.
– Durante a sesta, cada criança tem o seu catre (cama) devidamente identificado (procedimento habitual na nossa Instituição) e será assegurado o maior distanciamento físico possível, mantendo as posições dos pés e das cabeças das crianças alternadas.
– A limpeza e higienização dos espaços é feita em conformidade com a Orientação 014/2020 da DGS. Será realizada várias vezes ao dia e sempre que necessário.
– Foram criadas áreas “sujas” para as funcionárias, onde se desinfetam, medem a temperatura, trocam de calçado, vestem bata para poder entrar na Instituição. A área “suja” dos utentes será para trocar o calçado das crianças.
– Foi dada formação interna a todas as funcionárias sobre procedimentos e formas de atuação.
– Estão definidos horários e circuitos de forma a evitar cruzamentos de crianças nos corredores, áreas de refeição e áreas exteriores.
– O acesso a cada sala é limitado apenas ao pessoal afeto à mesma.
– Garantimos, sempre que possível, o material individual necessário para cada atividade.
– Toda a alimentação será devidamente confecionada, dando primazia aos legumes cozinhados (evitar legumes crus) e fruta assada ou cozida.
– Todas as salas possuem porta para o exterior, o que facilita a circulação das crianças e do ar.
– Perante um caso suspeito a Instituição ativará as medidas do plano de contingência e informará todos os Encarregados de Educação.
– Os Encarregados de Educação têm que informar a Instituição caso o seu educando esteja com sintomas Covid-19 ou em contacto com algum caso suspeito.
– Solicitamos que os Encarregados de Educação atualizem os contactos, para podermos ligar em caso de emergência.
– Qualquer recado ou informação deverão ser dados à funcionária que receber as crianças ou via telefone.
– As crianças devem permanecer apenas o tempo estritamente necessário na Instituição, pelo que solicitamos que os pais/encarregados de educação nos indiquem o horário pretendido. Só com a vossa ajuda conseguiremos que os grupos das crianças não se juntem.
– As crianças devem ser entregues individualmente, pelo seu encarregado de educação, no portão do lado do Centro de Saúde, evitando a entrada. No passeio, fora das nossas instalações, agradecemos que seja respeitado o distanciamento social.
– É recomendável que o número de pessoas autorizadas a entregar/recolher cada criança seja limitado.
– Não são permitidos brinquedos ou qualquer objeto externo à creche. Os encarregados de educação deverão entregar duas mudas de roupa, um calçado da criança, as batas e sacos para colocar a roupa suja, numa saca plástica fechada e devidamente identificada. Se as crianças usarem chupeta, devem ter uma apenas para uso na creche.
– A roupa suja deverá ser lavada a 60º.
– Não será administrada qualquer medicação às crianças e não poderá haver frequência da creche em caso de febre. Aconselhamos a avaliação dos sintomas e a medição diária da febre.
– Não é permitida a entrada a fornecedores ou pessoas externas ao serviço.
-As medidas preventivas emitidas pela DGS, relativas às Creches serão publicadas brevemente e recomendamos a leitura do Anexo II.
– A nossa prioridade é a segurança e a saúde das crianças e das funcionárias. Com a colaboração de todos acreditamos que vamos conseguir superar esta fase.
Estaremos ao dispor para qualquer dúvida ou sugestão.
Barroselas, 16 de maio de 2020.
A Coordenadora
Claúdia Lemos