INFORMAÇÃO Assunto: Medidas adotadas no Centro Social e Cultural de Barroselas para a Resposta Social ATL, segundo instruções da DGS, de 14 de junho de 2020.

posted in: Notícias | 0

– A Instituição possui um Plano de Contingência, desde 06 de março. Foi atualizado a 15 de maio de 2020 para as creches e a 25 de maio de 2020 para o Jardim de Infância e ATL e encontra-se no site da Instituição (cscbarroselas.eu).

– Criámos uma área de isolamento, devidamente equipada, e circuitos necessários para um ocasional caso suspeito entrar e sair da área de isolamento.

– Todas as áreas da Instituição estão equipadas com solução à base de álcool para desinfeção das mãos.

– Sempre que possível, os grupos serão divididos mediante o número de crianças e organizados em salas fixas.

– Garantimos que na maior parte das atividades, seja maximizado o distanciamento entre as mesmas, sem comprometer o normal funcionamento das atividades lúdico-pedagógicas.

– A limpeza e higienização dos espaços é feita em conformidade com a Orientação 014/2020 da DGS. Será realizada várias vezes ao dia e sempre que necessário.

– Foram criadas áreas “sujas” para as funcionárias, onde se desinfetam, medem a temperatura, trocam de calçado e vestem bata para poder entrar na Instituição.

– Foi dada formação interna a todas as funcionárias sobre procedimentos e formas de atuação.

– Estão definidos horários e circuitos de forma a evitar cruzamentos de crianças nos corredores, áreas de refeição e áreas exteriores.

– O acesso ao ATL é limitado apenas ao pessoal afeto ao mesmo.

– Garantiremos, sempre que possível, o material individual necessário para cada atividade.

– O ATL possui porta para o exterior, o que facilita a circulação das crianças e do ar.

– Perante um caso suspeito, a Instituição ativará as medidas do plano de contingência e informará todos os Encarregados de Educação.

– Os Encarregados de Educação têm que informar a Instituição, logo que possível, caso o seu educando esteja com sintomas Covid-19 ou em contacto com algum caso suspeito.

– Solicitamos que os Encarregados de Educação atualizem os contactos, para podermos ligar em caso de emergência.

– Qualquer recado ou informação deverão ser dados à funcionária que receber as crianças ou via telefone.

– As crianças devem permanecer apenas o tempo estritamente necessário na Instituição, pelo que solicitamos que os pais/encarregados de educação nos indiquem o horário pretendido (agradecemos que informem novamente o horário que a criança irá frequentar a Instituição através do nosso email cscb@sapo.pt ou via telefone). A finalidade da informação dos horários é evitar, sempre que possível, a junção de crianças de diferentes grupos no início do dia e no final do dia. Só com a vossa ajuda conseguiremos que os grupos das crianças não se juntem.

– Sempre que possível, deve ser privilegiado o transporte individual das crianças pelos encarregados de educação ou pessoa por eles designada. De acordo com a Decreto Lei nº 20/2020 de 1 de maio, há redução da lotação máxima devendo assegurar o cumprimento do intervalo e da distância de segurança entre passageiros (exemplo: um por banco).

– Apelamos assim, a todos os encarregados de educação, a utilizar os nossos serviços de autocarro/carrinha, apenas se necessário, informando-nos, através do nosso email ou contacto telefónico, se necessitam ou não do mesmo.

– As medidas respeitantes ao transporte de crianças, aquando do início do ano letivo, serão atualizadas conforme as orientações do Agrupamento Escolar de Barroselas. Por se tratar de medidas externas ao nosso funcionamento, informaremos, logo que nos seja possível, as prováveis alterações que possam surgir em ATL.

– As crianças do ATL devem ser entregues individualmente, pelo seu encarregado de educação, na entrada principal da Instituição (junto à secretaria), evitando a entrada. Enquanto aguarda a receção do seu educando, fora das nossas instalações, agradecemos que seja respeitado o distanciamento social e é obrigatório o uso de máscara pelos encarregados de educação.

– É obrigatório o uso de máscaras cirúrgicas nas crianças com idade superior a 10 anos. As mesmas devem ser fornecidas pelos pais/encarregados de educação e colocadas ao entrar para a Instituição. Deverão trazer, dentro de um saco, uma suplente para ser trocada após o almoço ou quando se justifique.

– À entrada as crianças desinfetam os sapatos no tapete que se encontra à entrada com desinfetante próprio para o efeito. As mãos das crianças são desinfetadas à entrada e saída da Instituição com álcool gel.

– É recomendável que o número de pessoas autorizadas a entregar/recolher cada criança seja limitado.

– Não são permitidos brinquedos ou qualquer objeto externo ao ATL.

– Não será administrada qualquer medicação às crianças e não poderá haver frequência do ATL em caso de febre. Aconselhamos a avaliação dos sintomas e a medição diária da febre.

– Sempre que possível, não será permitida a entrada a fornecedores ou pessoas externas ao serviço ao interior das Instalações.

– Enviamos, em anexo, as medidas preventivas relativas ao ATL.

– A nossa prioridade é a segurança e a saúde das crianças e das funcionárias. Com a colaboração de todos acreditamos que vamos conseguir superar esta fase.

Estaremos ao dispor para qualquer dúvida ou sugestão através dos nossos contactos habituais: email – cscb@sapo.pt ; contactos telefónicos: 258 972 506 / 926 283 181.