Acompanhamento Educativo em Regime Não Presencial

posted in: Notícias | 0

Exmo(a) Senhor(a) Encarregado(a) de Educação

O Mundo vive tempos singulares, pelo que é imprescindível uma adaptação rápida, no sentido de dar resposta aos desafios que se colocam a todos.

As crianças em idade pré-escolar são naturalmente curiosas, gostam de aprender e vivenciar as experiências com todos os sentidos. Necessitam de muita atenção e de uma relação privilegiada com os adultos, para se sentirem seguras e tranquilas.

Nesta fase de ensino à distância os educadores, através do email institucional, darão ideias exequíveis para concretizar em casa e dicas para vivenciar atividades em família, estruturantes para o desenvolvimento da criança.

Dada a especificidade desta faixa etária, o tipo de trabalho a desenvolver será sobretudo assíncrono, tendo em conta a necessidade absoluta de acompanhamento permanente por parte do adulto, a idade, maturidade e grau de autonomia das crianças em idade pré-escolar.

Neste contexto, cada educadora irá elaborar, semanalmente, sugestões / propostas de trabalho (em anexo), contendo tarefas e atividades, que serão enviadas por email e colocadas no site da Instituição (cscbarroselas.eu), no início da semana, para os encarregados de educação. As tarefas e atividades propostas irão integrar as Áreas de Conteúdo e os vários Domínios previstos nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, como forma de promover uma intervenção dinâmica e promotora do desenvolvimento harmonioso das crianças.

Deixamos também algumas sugestões complementares, além das atividades enviadas.

Sugestões de Recursos / Ferramentas recomendadas:

 – RTP 2 (Período da Manhã);

– RTP Memória (Aulas de Ginástica, por exemplo);

– Espaço Virtual da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo – “Histórias ao Deitar” (todos os dias às 21h).

Sugestões de Métodos de Avaliação:

Envio de fotografias/vídeos dos “trabalhos” realizados através do email;

– Arquivar os “trabalhos” realizados para serem entregues aquando da reabertura da escola.

É importante salvaguardar que as propostas de atividades são meramente sugestões que fornecemos aos encarregados de educação, não havendo obrigatoriedade em as realizar uma vez que temos que ter em conta o contexto da realidade familiar.

Caso surjam dúvidas ou necessite de mais algum apoio poderá fazê-lo através do email (cscb@sapo.pt) ou através do telemóvel da Instituição (926 283 181).

Propostas de Atividades