INFORMAÇÃO Assunto: Medidas adotadas no Centro Social e Cultural de Barroselas para a Resposta Social Creche para a Pandemia Covid-19, segundo Orientação da DGS número 025/2020, de 13 de maio de 2020 e atualizada a 20 de julho de 2020.

posted in: Notícias | 0

– A Instituição possui um Plano de Contingência, desde 06 de março. Foi atualizado a 15 de maio de 2020 e encontra-se no site da Instituição (cscbarroselas.eu).

– Criámos uma área de isolamento, devidamente equipada, e circuitos necessários para um ocasional caso suspeito entrar e sair da área de isolamento.

– Todas as áreas da Instituição estão equipadas com solução à base de álcool para desinfeção das mãos.

– Sempre que possível, os grupos serão divididos mediante o número de crianças e organizados em salas fixas.

– Garantimos que, na maior parte das atividades, seja maximizado o distanciamento entre as mesmas, sem comprometer o normal funcionamento das atividades lúdico-pedagógicas.

– Durante a sesta, cada criança tem o seu catre (cama) devidamente identificado (procedimento habitual na nossa Instituição) e será assegurado o maior distanciamento físico possível, mantendo as posições dos pés e das cabeças das crianças alternadas.

– A limpeza e higienização dos espaços é feita em conformidade com a Orientação 014/2020 da DGS. Será realizada várias vezes ao dia e sempre que necessário.

– Foram criadas áreas “sujas” para as funcionárias, onde se desinfetam, medem a temperatura, trocam de calçado e vestem bata para poder entrar na Instituição.

– Foi dada formação interna a todas as funcionárias sobre procedimentos e formas de atuação.

– Estão definidos horários e circuitos de forma a evitar cruzamentos de crianças nos corredores, áreas de refeição e áreas exteriores.

– O acesso a cada sala é limitado apenas ao pessoal afeto à mesma.

– Garantimos, sempre que possível, o material individual necessário para cada atividade.

– Todas as salas possuem porta para o exterior, o que facilita a circulação das crianças e do ar.

– Perante um caso suspeito a Instituição ativará as medidas do plano de contingência e informará todos os Encarregados de Educação.

– Os Encarregados de Educação têm que informar a Instituição, logo que possível, caso o seu educando esteja com sintomas Covid-19 ou em contacto com algum caso suspeito.

– Solicitamos que os Encarregados de Educação atualizem os contactos, para podermos ligar em caso de emergência.

– Qualquer recado ou informação deverão ser dados à funcionária que receber as crianças ou via telefone.

– As crianças devem permanecer apenas o tempo estritamente necessário na Instituição, pelo que solicitamos que os pais/encarregados de educação nos indiquem o horário pretendido (agradecemos que informem novamente o horário que a criança irá frequentar a Instituição, através do nosso email cscb@sapo.pt ou via telefone). A finalidade da informação dos horários é evitar, sempre que possível, a junção de crianças de diferentes salas no início do dia e no final do dia. Só com a vossa ajuda conseguiremos que os grupos das crianças não se juntem.

– As crianças devem ser entregues individualmente, pelo seu encarregado de educação, na entrada principal da Instituição (junto à secretaria), evitando a entrada. Enquanto aguarda a receção do seu educando, fora das nossas instalações, agradecemos que seja respeitado o distanciamento social e é obrigatório o uso de máscara pelos encarregados de educação.

– À entrada, as crianças desinfetam os sapatos no tapete que se encontra à entrada com desinfetante próprio para o efeito. No que diz respeito às crianças de colo, as funcionárias desinfetarão as solas dos sapatos com borrifador. As mãos das crianças são desinfetadas à entrada e saída da Instituição com álcool gel.

– É recomendável que o número de pessoas autorizadas a entregar/recolher cada criança seja limitado.

– Não são permitidos brinquedos ou qualquer objeto externo à creche. Os encarregados de educação deverão entregar duas mudas de roupa, as batas e sacos para colocar a roupa suja, numa saca plástica fechada e devidamente identificada. Se as crianças usarem chupeta, devem ter uma apenas para uso na creche.

– Não serão permitidas mochilas ou qualquer outro objeto de difícil desinfetação, devendo evitar o processo de vai-vem, casa-escola-casa.

– A roupa suja e as batas deverão ser lavadas a 60º.

– Não será administrada qualquer medicação às crianças e não poderá haver frequência da creche em caso de febre. Aconselhamos a avaliação dos sintomas e a medição diária da febre.

– Sempre que possível, não será permitida a entrada, a fornecedores ou pessoas externas ao serviço, ao interior das Instalações.

– Enviamos, em anexo, as medidas preventivas emitidas pela DGS e sua atualização, relativas às Creches.

– A nossa prioridade é a segurança e a saúde das crianças e das funcionárias. Com a colaboração de todos acreditamos que vamos conseguir superar esta fase.

Estaremos ao dispor para qualquer dúvida ou sugestão através dos nossos contactos habituais: email – cscb@sapo.pt ; contactos telefónicos: 258 972 506 / 926 283 181.